O que é limpeza submersa

...

Home » Notícias » O que é limpeza submersa

O que é limpeza a alta pressão submersa?

...

A lavagem com jato de água de alta pressão geralmente é feita por um método de lavagem ao ar livre. No entanto, dependendo da finalidade da lavagem, isso também pode ser feito usando um método de lavagem submersa. 

A lavagem submersa é essencial para limpeza de peças complexas. O efeito sinérgico dos jatos de alta pressão e cavitação remove completamente os fragmentos residuais dos locais de difícil acesso dentro de uma peça.

Quais são os recursos da lavadora de alta pressão submersa?

A máquina CNC de alta pressão (1000 PSI) submersa tem a capacidade de realizar a remoção de cavacos por esterilização submersa usando um jato de alta pressão e vazão pequena. Comparada aos tipos de lavagem submersa a baixa pressão e vazão alta, a lavadora de alta pressão submersa é superior em termos de capacidade de realizar tarefas de remoção de cavacos. Além de possuir um controle que permite uma precisão de posicionamento de 0,08 mm, proporcionando lavagem altamente precisa e eficiente.

Por que a lavagem é feita debaixo d'água?

Quando um jato de água é pulverizado sob a água, ele encontra resistência da água circundante, e isso reduz bastante a potência do jato.
No entanto, a pulverização submersa resulta em cavitação entre o jato e a água ao redor. A lavagem submersa é feita para usar o poder de lavagem criado pela cavitação. 

A cavitação é um fenômeno no qual a pressão em um líquido cai abaixo da pressão do vapor de saturação e começa a ferver, resultando na criação de micro-bolhas.

Na pulverização submersa, ocorre um vórtice entre o jato e a água circundante e a cavitação é criada quando o olho do vórtice experimenta uma queda de pressão de maneira semelhante à de um tufão. As micro-bolhas criadas pela cavitação fluem para baixo e explodem instantaneamente quando a pressão ao redor aumenta.

Quando isso acontece, uma pressão de impacto de até vários GPa produz um ruído intenso e isso causa danos à superfície do objeto localizado na jusante do jato. A lavagem submersa cria sinergia entre o poder de lavagem da cavitação e o poder de pulverização do jato.

Característica do bico usado para pulverização submersa.

Antes da limpeza. Material: Alumínio.

Após a limpeza. Pressão: 725 PSI.

Como é o processo de limpeza e suas aplicações?

Em geral, é realizado pelo seguinte processo:

Carregamento da peça de trabalho → Abastecimento rápido de água → Lavagem submersa → Descarga rápida de água → Enxaguamento → Drenagem → Descarga da peça

O tipo de trabalho deste processo é aplicável em peças como cabeçote, blocos, válvulas, peças de fundição de precisão, pelas de motor para veículos.

Teste de erosão em tijolos

A pulverização submersa que usa esse tipo de cavitação demonstra um poder de lavagem superior à pulverização ao ar livre.

Observe nas imagens abaixo o comparativo da pulverização:

Pulverização ao ar livre.

Pulverização submersa. Foi criado um orifício de penetração, além de rachaduras.

Veja a tecnologia em ação: